Tem gente que foge quando ouve falar em mudança. Eu procuro mudança. Adoro! Mudar de casa para mim é uma chance de recomeçar tudo em um lugar diferente. Em meus dez anos de Suíça me mudei três vezes. A última foi em Dezembro passado. Dessa vez com duas crianças pequenas a tira-colo!! Esse “pequeno” detalhe fez toda a diferença… Não sei direito como sobrevivemos, mas confesso que estamos felizes agora que tudo acabou. Imagino que uma das coisas que ajudou muito foi ter envolvido as crianças no processo desde o início. Assim que decidimos nos mudar e escolhemos o apartamento, passamos a visitar a região e o prédio quase todos os finais de semana. Íamos de vez em quando só para as crianças brincarem no parquinho do prédio novo. E assim eles foram se familiarizando com a idéia e o local. A mudança deixou de ser um fantasma para se tornar um desejo de toda a família. A Isa passou a planejar o que levaria para o quarto novo e fazia desenhos para decorar o apartamento novo. Quando chegou a hora de ela entrar no jardim da infância decidimos matriculá-la já na nova cidade. E por quatro meses levamos a Isabella para a escolinha e o Fabrício para a creche em Aargau todos os dias enquanto morávamos ainda em Zurique. Um esforço que valeu muito a pena.
Apesar de eu não ser marinheira de primeira viagem vejo que muitas vezes repito os mesmos erros de antes. Mas também fico feliz em descobrir novas dicas que facilitam todo o processo. Não posso ensinar ninguém a se preparar para uma mudança quando se tem filhos pequenos, mas posso compartilhar o que aprendi até agora. Espero que ajude um pouquinho quem está pensando em encaixotar as coisas 😉
O mais cedo possível
- Para muitas pessoas a escolha do local de residência depende muito dos impostos a serem pagos. Quer saber como é o imposto no novo local? Dê uma olhadinha no site www.estv.admin.ch -> Steuerrechner
- Lembre-se de cancelar o contrato de aluguel com antecedência. Se não der tempo você precisa arrumar novos candidatos para o apartamento antigo. Uma opção é publicar um anúncio em um site como o ImmoScout24 ou Homegate. Para procurar apartamento nós consultamos o comparis.ch, que checa os anúncios dos maiores sites do país, inclusive esses dois.
4 meses antes da mudança
Comece se desfazendo do que não precisa mais. Eu comecei pelo porão, pois também queria abrir espaço para tirar caixas do apartamento. No meu esforço para “esvaziar” o porão o meu sentimento oscilava entre fascinação pela redescoberta de coisas que nem lembrava mais que tínhamos, e o choque em perceber como acumulamos coisas desnecessárias. Um desperdício! Meu apartamento atual é bem maior do que o antigo, mas não temos porão. E isso aqui na Suíça é inimaginável. Onde guardar toda a tranqueira que ficava escondidinha “lá embaixo”? Bem, tivemos que nos desfazer de muitas coisas ou achar uso para diversas outras que estavam esquecidas em algum canto.
Ainda vou escrever um posto sobre Brockenhaus. Adoro! Nós doamos muitas coisas na Brocken. Lembre-se: o seu “lixo” pode ser o “tesouro” de alguém. Ou seja, o que vc não precisa mais pode ser justamente o que outra pessoa estava procurando. Doe mesmo! Algumas Brocki retiram em casa as doações. O que der para vender você também pode tentar publicar em sites como o Ricardo.ch. Mas comece cedo.
Lembre-se que a maioria dos contratos têm um período de aviso prévio de até três meses, incluindo escolinhas/creches. Não se esqueça de cancelar os contratos com antecedência para evitar pagamento desnecessário.
3 meses antes da mudança
Organize material para empacotar – muitas empresas fornecem as caixas de graça. Minha última mudança foi assim, mas na passada não, então tivemos que comprar caixas. Uma opção é comprar caixas usadas na empresa de mudança mesmo. Sai bem mais barato. Pergunte também aos amigos, pois muitos podem dar ou emprestar caixas. Nós ganhamos várias de uma amiga dessa vez, mas precisamos organizar muito mais, pois no total usamos mais de 100 caixas. Se possível organize também algumas caixas com cabideiro. Facilita muito: é como fazer um copy-paste do seu guarda-roupa.
Eu resolvi não deixar tudo para a última hora, então comecei a empacotar tudo com antecedência. Acabou sendo um desafio, pois existe o risco de empacotar algo que ainda precisaremos. Mas deu tudo certo e no fim sentimos falta somente de um livrinho da Isa. Na realidade percebi que podemos viver com muito menos do que temos. Jurei até que mudaria de vida, adotaria o minimalismo e reduziria o consumismo. Mas minha promessa morreu assim que começamos a abrir as caixas no novo apartamento. Uma pena.
Meu objetivo era não deixar nada pela metade e terminar cada caixa que começava. Empacotava por cômodos. Assim que fechava uma caixa escrevia o que tinha dentro e em qual cômodo deveria ser colocada depois, tipo: “Brinquedos – Quarto Fabrício”. Assim ficava mais fácil para orientar o pessoal da mudança. Fiz também uma lista com códigos de letras: A, B, C etc e identifiquei cada cômodo da casa nova de acordo com uma letra. Em cada caixa escrevia a letra correspondente ao cômodo no qual ela deveria ser colocada. No dia da mudança colei as letras nas portas dos quartos do apartamento novo e a equipe de mudança não me perguntou mais nada.
Importante: Se informe com bastante antecedência sobre como funciona o seu plano de saúde. O meu cobre toda a Suíça, mas alguns não.
De um mês a duas semanas antes da mudança
Avise a sua futura alteração de endereço no(a):
- Post – no correio você pode fazer a transferência de endereço. Mediante o pagamento de CHF 42 (mais um adicional de CHF 5 para cada adulto extra) , suas correspondências serão redirecionadas para o endereço novo pelo período de um ano e assim você tem mais tempo para informar o novo endereço a todos com mais calma.
- Swisscom
- Empresa onde você trabalha – Inclusive se informe no seu RH, pois normalmente o empregado tem direito a um dia de folga remunerado para a mudança
- Banco
- Médicos e dentistas
- Escola
- Assinaturas de revistas e jornais
- Associações, familiares, amigos e conhecidos – Quando eu não tinha filho fiz uns cartõezinhos lindos impressos e enviei para todos os nossos amigos e conhecidos. Quando nos mudamos somente com a Isabella eu resolvi fazer um cartão virtual e enviei por email para todo mundo. Agora com a Isa e o Fabrício temos muitos amigos que nem sabem ainda que estamos em um endereço novo. Haja Redbull!!!
Duas semanas antes
- Confirme se a empresa de mudança reservou mesmo lugar na rua para o caminhão e avise o zelador que haverá mudança e você precisará usar a escada e elevador.
- Não se esqueça de fazer seguro extra para a mudança, pois o seguro que vem no orçamento normalmente não cobra todos os tipos de danos.
Uma semana antes da mudança
- Para ficar mais barato (as empresas de mudança fazem um orçamento mas cobram por hora então pode sair mais ou menos do que o estimado) meu marido resolveu desmontar todos os móveis. Detalhe: tire foto dos móveis montados, caso vocês resolvam fazer a remontagem vocês mesmos e não tenham mais o manual de instruções. Colem nos móveis um saquinho com todos os parafusos, pecinhas etc.
- Marque data para limpeza do apartamento antigo e para devolver as chaves e repassar o apartamento.
No “grande” dia
- Tem filhos? Então já comece desde já a pedir ou implorar para alguém ficar com eles no dia da mudança. O mesmo vale para animais de estimação.
- Retire o seu nome da porta e da caixinha de correio e se no apartamento novo seu nome ainda não estiver na porta coloque um adesivo qualquer. Eu me esqueci de fazer isso e deixei de receber correspondência por quase duas semanas.
- Prepare uma caixa de itens de emergência para o dia da mudança, como papel higiênico, remédios, pasta e escova de dente, pijamas etc. Óbvio que me esqueci dessa parte e acabei dormindo de roupa pois não achava meu pijama.
- Exija que a empresa de mudança proteja bem o piso do novo apartamento. Não fizeram na minha última mudança e acabamos com um buraco no piso de madeira.
- Compre bebida e comida para quem ajudar na mudança, inclusive para a equipe de mudança. E não se esqueça de sacar dinheiro para dar gorjeta. Me sugeriram CHF 30 por pessoa.
- Independentemente de quem vai limpar o apartamento antigo, não se esqueça de verificar que a limpeza inclua as percianas, janelas dentro e fora, ralos, armários, geladeira e freezer, fornos, banheira e torneiras (desatarrache a pontinha da torneira para colocar o “bendito” Antikalk – nos esquecemos no passado e tivemos que pagar CHF 50.- para o Hauswart fazer isso).
Depois da mudança
- Lembre-se de verificar se recebeu de volta o “seguro calção” do aluguel antigo.
- Continue informando a mudança de endereço, por exemplo: Billag (rádio e TV) e Serviço Militar (para os que tiverem no exército)
- Cancele seu registro na Gemeinde e se registre na nova Gemeinde (é preciso levar o livro de família, a carteira ou contrato do plano de saúde e o contrato de aluguel/compra do imóvel)
- Alterar a placa do carro – Estava lendo que o prazo para essa alteração é de 14 dias, mas já faz dois meses e ainda estamos circulando com a placa de Zürich pelas ruas de Aargau
Para quem está vindo “de fora” da Suíça:
- As cozinhas daqui já são montadas, então na hora de procurar um apartamento ou casa lembre-se que não terá espaço para sua geladeira, fogão etc.
- Muitos apartamentos tem máquina de lavar e secadora em uma lavanderia coletiva. Área de serviço só quando você fechar os olhos e sonhar que mora no Brasil.
- A maioria dos apartamentos têm porão ou sótão. As vezes os dois. Perfeito para juntar tranqueira – falo assim por pura inveja, já que não tenho mais essa “mordomia”.
- Os prédios não têm porteiro, só zelador. Ele normalmente administra diversas propriedades, então lembre-se de anotar o número dele para ligar quando precisar de alguma coisa.
- Não perca sua chave de casa, pois ela abre o prédio todo e é suuuper cara para ser substituída.
Para info sobre seus direitos e deveres como inquilino: www.mieterverband.ch ou www.hev-schweiz.ch
Beijos e boa sorte!
Grazi