A descida das vacas dos Alpes
Costumes e tradições

A descida das vacas dos Alpes

18 set 2016

 

Sou aquela que fez o papel inverso trocou a vida na cidade grande pelo vida pacata e bucólica do interior. Antes de me mudar para a Suíça achei que isso nunca seria possível, imagina eu toda urbana e estressadinha vivendo na roça. Não vivo na roça propriamente dito, mas muito perto de uma pequena fazenda e é nesse convívio que acabo aprendendo um pouco mais sobre as significativas tradições das comunidades agrícolas suíças.

A Suíça apesar de ser um país pequeno é também um país com muita tradição folclórica. Por isso cada vilarejo ou distrito tem seus próprios costumes e eventos populares e foi assim que descobri sobre a descida das vacas dos Alpes (Alpabzug em Suiço alemão) em uma dessas conversas com meu vizinho fazendeiro. No cantão Schwyz essa tradição não é muito festejada somente em Einsiedeln e faz muito pouco tempo que começou por aqui, mas bem pertinho daqui na região de Appenzell o Alpfahrten é uma tradição bem conhecida e festejada pela comunidade rural do local.

No final de Maio as vacas são levadas para as áreas mais altas nas montanhas (Alpauffahrten) e por lá permanecem por todo o verão (aproximadamente quatro meses) se você fizer trilha no verão com certeza encontrará com algumas no meio do caminho. Em Setembro e início de Outubro, as mais de 350 mil vacas são trazidas de volta as fazendas (Alpabfahrten). A descida das vacas mais que uma celebração é a despedida do verão é quando os fazendeiros junto com seus animais voltam para casa depois de um longo tempo fora.

trilhanasmontanhas-mamaesnasuica.jpg

No meio da trilhas elas sempre estão por lá

Resolvi verificar essa tradição de perto e consultando a página de turismo da região de Appenzell descobri quando iria ocorrer. No dia do evento a  pequena cidade de Urnäsch a mesma cidade onde fomos caçar Chläusen estava preparada para a chegada dos fazendeiros e as vacas. Chegamos antes das 09h (início do evento) e pudemos apreciar o despertar de uma bela manhã de outono, nessa pequena e charmosa cidade.

Alpabzug-mamaesnasuica.jpg

Chegando na cidade

Alpabzug-mamaesnasuica.jpg

Paisagem típica da região de Appenzell

O dia começa cedo para eles que preparam a sua volta com muita festividade, as vacas são decoradas dependendo da região com lindos ornamentos de flores, elas carregam no pescoço o típico sino que nos avisa de longe que elas estão chegando e acompanhadas por eles, os fazendeiros orgulhosos em suas tradicionais roupas.

Como a chegada da primeira comitiva que vem de Schwägalp estava prevista somente para às 10h, aproveitamos para dar uma passadinha no Bauermarkt considerado um dos maiores no leste da Suíça com uma variedade de produtos da região, como os saborosos queijos. Eu comi o melhor raclette da minha vida, nessa pequena feirinha.

A cidade é uma graça com casinhas enfeitadas com flores, bem pitoresca , tem um museu folclórico. Na oficina de turismo você pode adquirir alguns souvenires típicos da região e caso você queira adquirir produtos da região como queijo, leite e manteiga tem uma pequena loja depois da estação de trem na rua principal.

 

Alpabzug-mamaesnasuica.jpg

 

Esperando a primeira comitiva passar

Esperando a primeira comitiva passar

Quando a primeira comitiva chegou a cidade ficou em festa, o Alphorn entoou seu ritmo nos avisando que eles estavam próximos, o tráfego foi desviado e elas vieram barulhosamente desfilando pelas pequenas ruas, nós nos esprememos no meio da multidão para ver e apreciar um espetáculo tão bonito e diferente. Apesar do medo inicial do Nico, pois algumas vacas chegaram a subir na calçada, ele ficou encantado.

Meu marido conversando com um local, ficou sabendo que esse evento tem recebido inúmeros visitantes pois um canal de TV apareceu por lá e fez uma matéria. Ficamos por lá até 13h quando a última comitiva passou.

Se você mora na Suíça não perca a oportunidade de verificar de perto essa linda tradição alpina, e caso você esteja de visitas por aqui quando acontecer esse evento se programa para conhece-lo.

Que tal verificar essa tradição de pertinho, veja no link

 

Com carinho

Rita

Mais informações:

http://www.urnaesch.ch/de/tourismusundkultur/tourismus/uebersichttourismus/

 

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

6 comentários
  1. Francis Sierra Hussein
    03 set 2017

    Saudades dos tempos que frequentei o clube Suiço em SP (Helvetia club), na antiga Av. Ceci. Família Paniz, Benz, e tantas outras. Amo a Suiça, país que tive a felicidade de cruzar de norte a sul de leste a oeste, na cia dos amigos e meus pais.

  2. Francis Sierra Hussein
    03 set 2017

    Obrigada May por me fazer lembrar dos bons tempos, que foram os do Sedes, e foi exatamente nessa época que eu frequentava o clube Suiço , que me desenvolveu o meu desejo de estudar o alemão, fora as aulas da Fraulein no Sedes. bjs.
    A mais bela vitrine de roupas e apetrechos para cães e gatos que vi na minha vida foi em Zurich, na loja Jelmoli.

  3. Josiara Steingraber
    04 ago 2021

    Olá, você saberia me responder quando acontece o festival de trompa Suíça estamos programando viajar em 2022 e passar alguns dias pela Suíça, quem sabe conseguimos ver. No aguardo, Josiara

    • Oi tudo bom?
      Normalmente o festival internacional de alphorn que acontece na região de Nendaz no cantão Wallis acontece em meados de julho, esse ano por exemplo foi de 23 a 25 de julho

  4. Maria Aparecida Vieira Souto
    09 ago 2022

    Olá, Rita. Tudo bem? Eu moro em Porto Alegre, RS.
    Adorei a tua publicação. Estive nesta região da Suiça e me apaixonei por Appenzell.
    Digo sempre que meu corpo nasceu no Brasil, entretanto, minha alma é de Appenzell.
    Li muitas das tuas publicações.
    Como gostei, vou te seguir. Parabéns pelo teu trabalho. Um grande abraço.

    • Oi Maria aparecida, tudo bom com você?

      Que alegria ler o seu comentário. A Suìça tem esse efeito sobre nós, simplesmente apaixonamos por esse país pequeno, encantador e cheio de belezas.
      Você esteve na região mais tradicional da Suiça uma cultura impar, e as belezas naturais de tirar o folego. Gosto muito da região de Appenzell.

      Se você tiver instagram, estamos la com perfil @mamaesnasuica estou sempre postando os lugares bonitos que visitamos, quem sabe você não acaba se apaixonando por outras regiões.

      beijos
      Rita