Você conhece o Saci-Pererê?
Educação

Você conhece o Saci-Pererê?

01 mar 2015

SaciEstive no Brasil no final do ano passado e comprei um livrinho para a minha filha com personagens da nossa cultura popular. Ao folhear as páginas nos deparamos com o Saci-Pererê. Ela me perguntou quem ele era e vocês acreditam que eu não soube explicar? Só sabia dizer que era pretinho, usava um gorro vermelho, tinha uma perna só e fumava cachimbo. Então fui pesquisar…

O mito do Saci-Pererê existe pelo menos desde o fim do século XVIII, mas ficou conhecido mesmo quando foi retratado por Monteiro Lobato e virou personagem do Sítio do Picapau Amarelo.

Figura muito conhecida do folclore brasileiro, o Saci encanta todo mundo com suas travessuras sem maldade. Mas de onde surgiu o Saci? Ele é uma mistura de três culturas: indígena, africana e européia. Por isso é tão rico em representar a identidade brasileira. É tão importante que ganhou um dia só seu: dia 31 de outubro é o dia nacional do Saci-Pererê!!

A história começou no sul do país, na Região das Missões, onde os índios tupis-guaranis falavam da existência de um indiozinho de cabelo vermelho chamado Ca Cy Perereg, que afugentava os caçadores que se aproximassem da sua tribo.

O indiozinho foi ganhando fama e os escravos africanos do norte do país o transformaram em um garotinho negro que perdeu uma perna jogando capoeira. E ainda adicionaram ao menino o cachimbo, elemento da cultura africana. Já o gorro vermelho foi inspirado nos píleos, usados pelo Trasgos, seres encantados do folclore português.

Pronto, dessa perfeita mistura nasceu o Saci-Pererê! Bastante brincalhão, o Saci se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras e criando muita confusão. Quer acompanhar algumas das travessuras do Saci? Não deixe de ouvir o episódio do Universo Candura “Como capturar um saci?”, de Marcelo Madeira. Afinal de contas, segundo ele, “é muito importante saber como capturar um saci, nunca se sabe quando vai precisar…” 😉

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário