Você gosta de azaléias e rododendros? Sim, então você vai adorar conhecer o Parque botânico de San Grato que fica localizado em Carona, uma vila pitoresca, com uma localização maravilhosa acima do lago de lugano, entre os montes San salvatore e Arbostora.
Dessa vez, o passeio foi com amigas, do projeto aliança Suíça, onde eu do Mamães na Suíça, com a Luci e Magali do Guia Suíça, Lena do Roteiro Suíça e Sílvia minha parceira no Segredos da Suíça. O projeto visa trazer um conteúdo de qualidade para aqueles que nos seguem em nossas mídias sociais e mostrar um pouquinho das paisagens e cultura desse país.
Apesar de não ter sido um passeio em família, a visita ao parque e a trilha, são com certeza uma ótima dica para famílias aproveitarem um dia de primavera aqui na Suíça.
Carona
Antes de falar do parque, quero apresentar a vocês carona, uma vila que foi reduto de artistas, pintores, escultores e encantou o escritor Herman Hesse, que viveu na região, mas a vila é popular também por causa de suas vielas, praças e igrejas bem conservadas. Uma pena que não exploramos bem a cidade nessa visita que fizemos, é sempre uma razão para voltar.
Como chegar
Para quem for de carro, é só colocar no GPS ou Waze o endereço Via S. Grato, 6914 Lugano, tem estacionamento no local.E para quem for de transporte público, você pode pegar o ônibus 434 direção Carona, tanto no centro de Lugano, como na estação de trem Lugano paradiso, e depois descer na parada Paese, e de lá seguir as placas em direção ao parque.
Visitando o parque
Com uma superfície de 62 000 metros quadrados, o parque possui a maior coleção de Azaléias, rododendros e coníferas da região.
Além da vista excepcional da região, do lago de Lugano e dos Alpes, o parque oferece uma gama de atividade para toda família, além do parquinho infantil que é bem acessível, e esta, localizado no centro do parque, você pode escolher entres as 5 trilhas temáticas disponíveis que são: botânica, panorâmica, artística, relaxante e contos de fadas.
As trilhas estão indicadas com sinais coloridos, é só escolher o percurso e seguir as placas.
O Caminho de conto de fadas representado pela Borboleta é a trilha mais curta com apenas 250 m de comprimento, e foi idealizada para crianças, esta localizada perto do parquinho, aqui as crianças vão descobrir o significado da azaleia de uma maneira fácil, interessante e divertida.
Mas outra linda atração do parque, é o recém instalado balanço do projeto Swing the World, que tem como objetivo entreter as pessoas de forma criativa, estimulando-as a passar mais tempo do lado de fora, e o balanços tem o intuito de criar uma moldura perfeita para um conto de fadas.
Para chegar a esse balanço com uma vista lindíssima das montanhas e lagos, é só seguir as placas coloridas indicando o caminho panorâmico que é representado pelas montanhas.
Depois de aproveitar o parque, continuamos o passeio, fazendo uma trilha até uma das cidades mais linda do Ticino, Morcote. Post em breve no blog.
Horário de funcionamento:
O Parque San Grato funciona durante todo o ano e a sua entrada é gratuita.
Informações úteis:
- Nós visitamos o parque em Março, as flores não estavam em floração e ainda tinha neve no caminho, a melhor época de visitação de abril a maio, quando as flores, estão em pleno florescimento;
- Cachorros permitidos somente na coleira;
- Tem área de piquenique
- Restaurante
- Infelizmente não é acessível com carrinho de bebe
- Tem áreas específicas para churrasco e churrasqueiras portáteis são proibidas.
Espero que tenham gostado do passeio! E qualquer dúvida é só perguntar.