Se você me perguntar qual a paisagem mais bonita da Suíça na minha preferência?confesso que é uma resposta difícil, cada novo cantinho que conheço me conquista, mas em 2007 um canal suíço SF 1 de TV lançou essa pergunta aos seus telespectadores e adivinhem qual foi a resposta?
Eles elegeram o lago da Palpuogna ou Lai da Palpuogna na língua local como “o lugar mais bonito da Suíça 🇨🇭”, apesar de já terem passado 13 anos da pesquisa eu tenho que concordar que esse lago de um tom azul-esverdeado é especial e conquista a todos que o conhecem.
O lago está a 1918 acima do nível do mar, localizado no meio de uma natureza exuberante, no cantão Grisões (Graubünden), na passagem alpina albula (albulapass) e a poucos quilômetros de Preda (trecho da linha ferroviária albula que é patrimônio da unesco).
O Palpuogna está dentro da área do parque nacional Ela, é atravessado pelo rio albula e rodeado por árvores Larício (lärchen) que no outono ganham uma cor tão especial e deixa a paisagem ao redor, espetacular.
Como chegar
Carro:
Considero essa a forma mais fácil de chegar até o lago, pois ele está, localizado diretamente na passagem alpina Albula, até o ano passado era bem difícil achar um local para estacionar e as pessoas simplesmente paravam em pequenas clareiras na beira da estrada. Já estacionamos a 1 km do lago e caminhamos pela floresta, estacionamos também logo acima do lago, onde tem uma clareiracom uma casa ou algo assim? mas esse ano ficamos surpresos de encontrar no local um pequeno estacionamento onde acredito que cabe uns 10 carros no máximo.
Pelo caminho
O caminho
Transporte público:
Também é possível chegar de transporte público ao local, a estaçãode trem mais próxima é Preda e de lá uma caminhada de 2 km ou 25 minutos de acordo com a sinalização, mas acredito que seja um pouco mais.
Fizemoss um trecho dessa caminhada nessa última vez. Entremeada entre árvores e pedras, parece uma floresta encantada de tão bonita. Da próxima vez faremos a trilha toda.
Nos meses de verão, tem um ônibus alpino, não sei a frequência dele, mas tem uma parada ao lado de onde você estaciona “Preda, Lai da Palpuogna”
trechos da trilha
Trilha no lago
Visitar o lago da palpuogna é um excelente passeio para toda família, a pequena trilha circular de quase 2 km em torno do lago não tem nenhum grau de dificuldade e demora uns 30 minutos, aqui não estou contando as inúmeras paradas obrigatórias para fotos, cada cinco passos é um clique :-).
E que tal um churrasco de salsicha (wurst)?
O lago possui o Selo “Feuerstelle Schweizer Familie”, isso significa que você encontrara algumas aéreas para piquenique com churrasqueira e lenha, banheiro e outras com bancos e mesas, mas em qualquer lugar à margem do lago também será uma ótima opção.
O lago pertence à companhia de energia de Bergün, que o utiliza como um reservatório. Por esta razão, e medida de segurança, nadar no lago é proibido.
Tanta a trilha de Preda até o lago como a volta ao lago não é indicada para carrinhos de bebê.
Quando visitar?
Entre o verão e o outono, como já mencionei o lago está localizado em um passo de montanha, que no inverno até meados da primavera, fica fechado a circulação de carros, e por sinal, no inverno funciona no trecho dessa passagem alpina entre Preda e Bergün uma pista de trenó que achamos maravilhosa.
Para saber quando fecha ou abre o passo de montanha Albula, consulte aqui.
Espero que esse lago encante você e sua família, assim como nós tem encantado toda vez que o visitamos.
Com carinho,
Rita
Obrigada por ler! Descubra em nosso blog muitas atividades e aventuras em família e muito mais sobre a vida aqui na Suíça.