Eu tenho uma certa dificuldade em eleger a cidade mais bonita da Suíça? São tantas com histórias e arquiteturas tão diferentes, localizadas em regiões geográficas distintas que as tornam de alguma maneira especiais, que realmente fica difícil escolher uma. Recentemente tivemos a oportunidade de conhecer uma cidadezinha, localizada em um vale rodeado de altas montanhas que facilmente pode ocupar a posição de cidade mais bonita da Suíça ou uma das mais bonitas. Vou deixar que vocês me digam o que acham?
A Cidade
Grimentz é uma linda vila alpina Suiça a 1572 metros de altitude, no cantão Wallis, na região de Val d’ anniviers na parte que a língua é o charmoso Francês.
A cidade estende-se ao longo de uma rua estreita entre casas de madeira, alvenaria e celeiros característicos. E é conhecida por preservar a arquitetura típica do vale.
Eu diria que a principal coisa a fazer estando lá é caminhar pela cidade e se encantar com as casas lindamente decoradas com jardineiras repletas de gerânio vermelho, mas a cidade oferece muito mais tanto no verão como no inverno.
Falando em gerânio, ele têm um papel importante para a cidade, são eles que dão o charme todo especial e pitoresco e em Grimentz eles levam isso bem a sério e tem uma associação que dentre algumas funções, tem voluntários para regar as flores, organizam concurso da varanda mais bonita entre outras atividades.
Tanto durante o verão como no inverno você pode fazer o percurso histórico, onde se aprende um pouco da história das aldeias e do povo de Anniviers, através de seus edifícios e outras estruturas, relacionando-os com a vida dos habitantes, existe uma brochura desse percurso que custa 3chf, mas logo na entrada da cidade de Grimentz tem uma placa mostrando os pontos por onde o percurso passa.
A cidade manteve alguns edifícios tradicionais como: um moinho que em certas datas, produz farinha, um pequeno anfiteatro ao ar livre, a antiga leiteria, algumas de suas fontes são tradicionalmente decoradas com estátuas de madeira e pequenos moinhos de água e uma casa antiga datada de 1529 que é um museu (la maison de la grand mamam), que preserva algumas evidências do passado da aldeia e mostra como os aldeões viviam no século XIX.
A cidade tem uma estrutura boa para receber famílias com várias atividades, a região toda de Val d’anniviers oferece 490 quilômetros de trilhas, de todos os níveis e algumas até temática como a trilha dos planetas em St. Luc, além de minigolf, pumptrack, trampolim
Na cidade de Grimmentz você encontra dois teleféricos, o maior que te leva até Sorebois de onde você pode iniciar uma caminhada até a grande atração da região a geleira e lago Moiry e o outro teleférico que te leva até Bendolla, montanha com estrutura para famílias como um parque de bicicleta, vários brinquedos infláveis tudo ao lado do restaurante, além das trilhas.
No inverno a cidade vira uma estação de esqui, possui dus escolas de esqui além de patinação, cross country, tobogã e trilhas.
Como chegar
de carro: A estrada até Grimentz é simplesmente linda, cheia de curvas e alguns trechos estreita, passando por outras pequenas cidades da região. A cidade possui alguns pequenos estacionamentos pago.
Zurique – 316km – 3h44min
Berna – 194km -2h26min
Genebra – 198km – 2h32min
de transporte publico: partindo de Zurique e dependendo da conexão a viagem varia de 3h23min a 4h13min, desde Sierre o trajeto é feito com dois ônibus. Consulte aqui a melhor conexão.
Espero que vocês tenham gostado da dica e se for visitar Grimentz volte aqui e nos diga o que achou.
Com carinho,
Rita
OI, Rita bom dia! Meu nome é Mabel, conheci seu blog pq em breve eu, meu filho de 5 anos e marido vamos para a Suíça, primeira vez. Estou acompanhando o blog e gostamos muito de hiking, gostaria de pedir indicação de hospedagem em Lauterbrunnen, agora no verão, ficaremos 3 dias.