Aconselhamento para Pais / Mütter- und Väterberatung
Grupos, associações e serviços de apoio Maternidade Saúde

Aconselhamento para Pais / Mütter- und Väterberatung

31 out 2014

BeratungQuanto está pesando e medindo meu bebê? Seu crescimento está normal? O que fazer se meu filho não quer comer? Como agir se meu bebê não para de gritar e chorar?

São muitas as perguntas que temos sobre nossos filhos, e aqui na Suíça nem tudo é esclarecido na consulta com o pediatra. Para mim foi muito estranho entender isso, mas diversas dúvidas e mesmo o acompanhamento sobre alimentação, peso e medida das crianças não é feita no consultório médico e sim durante uma sessão de Aconselhamento para Pais.

Normalmente recebemos uma lista dos locais de atendimento antes da saída da maternidade, de acordo com o endereço de moradia. O hospital inclusive envia as informações do nascimento do seu filho para o local de atendimento mais próximo e eles costumam entrar em contato com você para se apresentarem e saber se está tudo bem.

O aconselhamento é dado gratuitamente em dias específicos em cada Gemeinde. Onde moro é feita em uma sala da igreja, mas atendimento por telefone também é possível em determinados dias e horários. Não sei em outras regiões, mas nos dois bairros em que morei tive a mesma experiência, então aqui vai a minha dica: procure chegar o mais cedo possível, logo no início do atendimento. Muitas vezes são muitas pessoas e o atendimento é por ordem de chegada, então se você não quiser só pesar, e sim falar com a Mutterberaterin, pode ter que esperar mais de hora.

Hoje já me acostumei com esse sistema. Sempre fui bem atendida e todas as informações sobre meus filhos estão registradas em uma ficha e no livrinho de saúde das crianças (não se esqueça de levá-lo).

No começo, quando meus bebês eram pequenos, fui diversas vezes para o acompanhamento do crescimento, para dicas de alimentação, para o umbiguinho que teimava em não cair… kkkk. A última vez que fui foi para conversar sobre ciúmes entre irmãos, pois minha filha estava em uma fase super difícil. Primeiro liguei pois estava desesperada e precisava de dicas e depois fui pessoalmente para discutir um pouco mais sobre o tema. Se necessário também é possível agendar fora dos horários de atendimento uma consulta específica para “Eltern- und Erziehungsberatung” (com profissionais especializados em educação).

Como falo alemão o idioma não foi um problema para mim, mas não sei como funciona se a mamãe só falar português e não puder ir acompanhada de alguém que possa fazer a tradução. Não sei se algum serviço de intérprete é oferecido de forma gratuita. Nesse caso seria melhor se informar antes. Recentemente perguntei na administração do Mütterberatung e me falaram que na cidade de Zurique não tem nenhuma aconselhadora que fale português. Em outras cidades do cantão ou outros cantões não souberam informar.

Clique aqui para dar uma olhada na lista completa de todos os locais de aconselhamento para pais (Mütter- und Väterberatung) por cantão.

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário