Esquiando com crianças – Saas Fee
Cantões: Valais (Wallis)

Esquiando com crianças – Saas Fee

04 abr 2020

Esse ano decidimos conhecer um novo resort de esqui. Depois de checar varias opções na vizinha Austria e Sudtirol, decidimos passar as nossas férias de esporte na região mais nevada da Suíça o cantão Wallis, com seus picos acima de 4 mil metros de altitude e adivinhem o destino? Errou quem disse Zermatt, apesar de o Marido adorar as pistas de lá.

Com o slogan Free Republic of holidays, Saas fee uma pequena cidade localizada no Vale Saas (Saastal) foi a nossa escolhida.

Saas Fee

Juntamente com Saas Grund, Saas Almagell e Saas Balen, formam o vale Saas que se distingue na região por seus 350 quilômetros de trilhas demarcadas, por seus 150 quilômetros de pistas de esqui para todos os graus de dificuldade, por diversas atividades para famílias e crianças e mais importante a sua paisagem com mais de 18 picos acima de 4000 mil metros de altitude, imaginem o cenário, simplesmente um quadro.

Saas fee ou pérola dos Alpes como é conhecida esta a 1800 metros de altitude acima do nível do mar e é rodeada por uma dezena de picos com mais de 4000 metros, incluindo o Dom, o pico mais alto da Suíça, então imagina é um destino de esqui único e atrai turistas do mundo todo.

Além disso, a cidade, que dizem ter sol durante 300 dias ao ano é uma autêntica vila alpina, charmosa, pequena e que assim como todas as cidades do cantão preserva as suas casas típicas de madeira e pedra (Walserhaus).

Como chegar

De transporte público:

Desde Zurique conexão até Visp e de la um ônibus até Saas Fee, consulte o site da SBB para as opções.

De carro:

Como na cidade é proibida a circulação de carros, somente os elétricos dos hotéis, na entrada da cidade tem um grande estacionamento, cerca de 3000 mil vagas. O desembarque da bagagem é no terminal A ou B.

Tanto para quem chega de transporte público ou de carro, é só ligar no hotel e eles vão buscar.

Para quem tem o Burgerpass tem desconto de quase 25% a partir do segundo dia no estacionamento.

Onde se hospedar e comer?

Como deixamos para reservar o hotel no último minuto, leia-se 5 meses antes das férias as opções eram poucas e o hotel que queríamos ficar já não tinha mais vaga que era o Sunstar temos o cartão (fidelidade) e seria mais barato, das opções que tínhamos escolhemos o Ártemis localizado na rua principal bem próximo ao estacionamento e uma caminhada de mais ou menos 15 minutos até a pista Kalbermaten (dorf lift). Hotel bem simples com café da manhã.

Na cidade tem a opção de um albergue (hostel) o Wellness hostel 4000 que é bem conhecido e parece ser ótimo.

Para quem se hospeda em qualquer hotel por mais de uma noite recebe o Burgerpass, um passe que dá desconto em várias atividades como: estacionamento, gratuidade nos ônibus até as estações de gôndolas, spa entre outros.

Nós experimentamos alguns restaurantes, mas eu recomendo um pequeno Astrid’s fondue hitta, que você tem que fazer reserva com alguns dias de antecedência, pois o ambiente é bem pequeno, mas um excelente lugar para comer o típico Fondue de Wallis.

restaurante family friendly Waldhüs bodmen com um míni zoológico

Esquiando

O resort possui 22 teleféricos e 100 quilômetros de pistas bem cuidadas e para os diferentes graus de dificuldade, e algumas pistas acima dos 3000 mil metros de altitude, como o Mittelallalin que é o ponto mais alto que se pode chegar em Saas fee e ali você pode praticar o esporte até mesmo nos dias mais quentes de verão.

Saas fee possui kinderland com tapete mágico, carrossel e duas escolas de esquis: Schweizer Skischule e Skimos. Como fazemos todos os anos, por uma semana o Nico fez aula em grupo. Achamos muito importante aprender a técnica correta, e depois das aulas ele aproveitou para esquiar com o pai.

Como estamos acostumados com a rotina em Lenzerheide, poucas crianças e grupos pequenos, ficamos surpreso ao chegar no primeiro dia de aula no ponto de encontro (Stafelwald) e encontrar uma multidão de crianças e pais, a organização é feita por pista, categoria e pasmem por idioma, sim a região é bem turística no inverno, o que para nós foi uma total surpresa e eles ministram aulas em Alemão, Francês, Holandês e Inglês. Os 40 primeiros minutos de aula foi bem complicado com professores aturdidos e filas nos elevadores. O Nico teve a sorte de ter um professor excelente, acredito que todos são, mas realmente o nosso filho gostou muito do professor e nós também.

A maioria das aulas são ministradas nas 03 pistas Stafelwald, Bifig e Leeboden que são perfeitas para crianças e adultos iniciantes, e para alunos de pista vermelha e preta, alternam com as pistas principais como: Spielboden, Moreia/Felskin, Mittelallalin. Nico teve aulas em Spielboden e eu quase infartei, pois tinha trechos de pista preta e amarela. Apesar do estresse no primeiro dia de aula. Só tenho a dizer que Saas fee conquistou nossos corações, resort fantástico e infraestrutura ótima para familias. Não é a toa que a cidade recebeu o selo “family destination”.

Outras atividades

A cidade no inverno oferece várias atividades para famílias e para aqueles que não esquiam:

  • 60 quilômetros de trilhas de inverno, fizemos algumas entre elas a trilha Gletschergrotte;
  • Tobogã 5 km de pista em Felblitz;
  • Patinação no gelo;
  • Spa acqua Allalin;
  • Saaser museum – que conta a história da região;
  • kids days (durante a alta temporada de inverno em Saas grund e Saas Fee em alguns dias têm atividades para crianças);
  • Pavilhão do gelo — localizado na montanha Mittelallalin que você chega pegando dois teleféricos e o metro alpino subterrâneo que é o mais alto do mundo,que leva ao restaurante panorâmico mais alto do mundo e ainda dizem que é a maior caverna de gelo do mundo. Alguns recordes!

Mais informações: www.saas-fee.ch

Espero que gostem das dicas ! Qualquer dúvida escrevamos nos um comentário.

Com carinho

Rita

Obrigada por ler! Descubra em nosso blog muitas atividades e aventuras em família e muito mais aqui na Suíça.

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário