A cidade de Fribourg no Cantão de Fribourg é a jóia da parte francófona da Suíça. No limite com a parte alemã, na bilíngue e pequena Fribourg com cerca de apenas 40 000 habitantes, 70% da população fala francês, e 30% fala alemão, embora não é surpresa ouvir outros idiomas em Fribourg, por ser uma cidade universitária com cerca de 10 000 estudantes de todos os cantos do mundo e por esse motivo é considerada uma cidade bem jovem.
Por outro lado, Fribourg não é nada jovem, fundada em 1150 pelo Conde Berthold da família Zähringen, Fribourg é considerada uma das mais lindas e bem preservadas cidades medievais de toda a Europa.
Caminhando pelo centro histórico, encontra-se mais de 200 fachadas góticas, igrejas, pontes e fontes que compõe um cenário de conto de fadas.
A principal Igreja é a Catedral de St. Nicholas, padroeiro da cidade. Construída entre 1283 e 1490, sua torre tem 74 m de altura. Recomendamos a subida de 365 degraus, pois a vista lá de cima é fenomenal: todo cenário medieval com o rio Sarine serpenteando a cidade velha e suas pontes charmosas.
Podemos ver também a Capela Loreto na colina adiante, construída em estilo barroco entre 1647 e 1648, considerada uma das mais belas obras barrocas da Suíça.
Da parte alta da cidade, chamada de St. Pierre, para a parte baixa, a Neuveville, recomendamos seguir a pé para apreciar as fachadas, lojinhas e cafés pelo caminho. Há a opção de descer por um funicular centenário (mas recomendamos subir de volta à cidade alta com ele). Curiosidade: Esse funicular, fundado no mesmo ano da universidade, em 1899, funciona sem motor, ele é alimentado por águas residuais filtradas coletadas da parte alta da cidade, com um tanque de 3000 litros é o último funicular a funcionar dessa forma na Suíça.
Na parte baixa da cidade é hora de apreciar as pontes. Fribourg é a cidade das pontes, são 15 pontes sobre o rio Sarine. Destacamos: A Ponte de Berne, que é a última ponte coberta, de 1653. A ponte de Zähringen de 1924, em homenagem ao fundador da cidade. A Ponte du Milieu de 1720 e a Ponte Saint Jean, ambas originalmente de madeira, hoje de pedra e que oferecem um belo cenário contemplativo. A ponte mais moderninha é a Ponte de la Poya, de 2014.
Além disso, espalhadas pela cidade estão 12 belas fontes renascentistas. Fribourg também abriga bons museus, como o Museu de História Natural, Museu de Arte e História, Museu Gutenberg. Mas recomendamos a visita à (dois) museus que vão agradar à toda a família.
“Swiss Puppet Museum” Fundado em 1985, abriga mais de 3000 peças, são marionetes, máscaras e teatro de papel. Uma coleção única na Suíça que vai encantar. No local há apresentações regulares de teatro de marionetes, a conferir no site: www.marionnette.ch O funcionamento do museu é de 4.ª a domingo das 11 às 17 h Endereço: Derriére les Jardins, 2 Adultos pagam 5 francos Crianças 4 francos Visita guiada: 50 francos (não inclusa a entrada)
“Espace Jean Tinguely e Nikki de Saint Phalle” Este é um curioso museu de artes, em homenagem ao artista escultor Jean Tinguely, nascido em Fribourg e sua esposa francesa Nikki de Saint Phalle. Em um antigo depósito de bondes muito espaçoso e bem iluminado, estão expostas às obras de arte de mecanismos dinâmicos, complexos e muito curiosos do artista. Abaixo do mesmo teto das interessantes máquinas malucas, estão as obras femininas da artista Nikki, as famosas Nanas coloridas com suas formas curvilíneas, um casamento onde realmente os opostos se atraem! Aberto de 4.ª a domingo das 11 às 18 h. Fica na Rue de Morat, 2 Adultos pagam 7 francos Crianças até 16 anos pagam 5 francos.
Algumas curiosidades: A cidade de Fribourg tem uma irmã na Alemanha, com o mesmo nome: Freiburg em alemão, também fundada pelos Zähringen, especificamente pelo pai de Berthold, em 1120, a cidade Freiburg em Brisgóvia. Zähringen é uma antiga nobre família alemã que fundou muitas cidades em território onde hoje é a Suíça, e no Estado alemão de Baden Württenberg. Berna também foi fundada pelos Zähringen.
A cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro foi fundada em 1818 por suíços saídos de Fribourg, o nome da cidade foi dado em referência à sua terra natal.
Para chegar em Fribourg a partir de Berna são cerca 25 minutos de trem. Saindo de Zurique são cerca de 1 hora e meia de trem com baldeação em Berna.
Aproveitem o passeio!
Com carinho.
Silvia
Tudo muito lindo gostaria muito de conhecer ❤️
Muito lindo gostaria de conhecer a Suíça
A Suiça é encantadora mesmo
Estive em Fribourg a três meses visitando minha filha,lá e toda Suíça é realmente muito linda.
Oi tudo bom?
Realmente a Suiça encanta e a região de Friburgo é linda
Abraços
Rita