Que tal andar de trem e observar a paisagem Suíça não só pela enorme janela panorâmica, mas por uma outra perspectiva, no Golden pass isso é possível.
O Golden Pass é um trem panorâmico que conecta a região alemã a francesa na rota Lucerna-Montreaux ou vice-versa passando por cidades como: interlaken, Gstaad entre outras.
O percurso ao todo dura quase 6 horas, em três diferentes trens, que te levam por paisagens belíssimas da Suíça. O trajeto mais aguardado dessa rota é de Zweisimmen a Montreaux ou vice-versa e pode ser feita tanto no Golden Pass Panorâmico (trem moderno e dourado) ou no elegante trem Golden Pass Belle époque.
Quando ir
É recomendável durante todo o ano, nós fizemos no final do outono, e encontramos pelo caminho um pouco de neve que deu um charme bem especial a viagem.
Tickets
Como o GoldenPass se trata de um passeio feito em diferentes trens, o valor irá depender do percurso escolhido. Para consultar os valores, clique aqui. GA , Halbtax, Swisstravelpass e Tageskarte da gemeinde são aceitos.
A viagem
Nós começamos nossa viagem no Golden Pass Panorâmico em Montreaux, pois passamos um final de semana na região e conciliamos com esse trecho. Optamos viajar em um dos 8 assentos, VIP localizados na parte frontal do trem, ou seja no nariz do trem, pois queríamos ter uma visão sem restrição da paisagem.
Dica de passeio com criança na região
É uma experiência que eu recomendo muito, viajar nos assentos Vip, é ver a Suiça de um outro ângulo, é ver pelos olhos do maquinista, e com certeza é uma visão privilegiada de uma paisagem deslumbrante que diarimente se transforma de acordo com as estações do ano.
Para os assentos VIP a reserva de assento é obrigatória custa 15chf e você vai precisar de bilhete para (1°) classe. Para os assentos nos outros vagões a reserva não é obrigatória, mas sim recomendável principalmente em alta temporada e custa 9chf.
Saindo de Montreaux o trem começa a subir e viajará por paisagens lindas e por cidades alpinas espalhadas pelo caminho, além das paisagens lindíssimas o trem passa pelo grande chalé Rossinière considerado um dos mais antigos da Suíça, datado do século XVIII, localizado em Rossinière e classificado como monumento histórico com suas 113 janelas. Aqui as cidades começam a alternar nomes entre o alemão e o francês, passa por Saanen que está a 5 km da famosa fronteira linguística Röstigraben, e antes de chegar ao seu destino, passa pela famosa Gstaad, uma cidade conhecida pelo seu glamour, finalmente chegando em Zweisimmen onde começará a segunda parte da viagem.
O Segundo trajeto da rota que no nosso caso foi de Zweisimmen até Interlaken leste é feito em um expresso regional que cruzará a belíssima região de Berna Oberland com os tradicionais Chalés com fachadas ricamente pintadas e esculpidas, típicas da região.
A terceira parte do trajeto de Interlaken leste até Lucerna é feito com o moderno Lucerne-Interlaken express, que viajará em direção a passagem alpina Brunig, esse é um trecho bem bonito, pois passa pelo lago de thun, Brienz, Lungern, chegando na linda Lucerna.
Quando planejamos a viagem no Golden Pass, optamos por fazer uma rota mais curta. É uma vantagem em todas as rotas panorâmicas você poder escolher onde embarcar e desembarcar, ou seja, não precisa fazer a rota tradicional mesmo que você não esteja com crianças.
Nessa última parte do trajeto pegamos um trem regional com uma conexão mais rápida até casa e foi ótimo que planejamos assim, chegamos em casa felizes com a experiência.
Uma dica: Em qualquer viagem ou passeio é sempre levar em conta a idade e disposição do seu filho. Assim tanto a viagem como o passeio é prazeroso para toda família.
Eu espero que vocês possam curtir essa viagem, assim como nós curtimos e se forem passear de trem panorâmico, voltem aqui para nos contar! Não deixe de nos seguir no Facebook, Pinterest e Instagram.
Com carinho,
Rita
Mais informações: www.goldenpasslinie.ch