Você sabia que em uma casinha rodeada de árvores, em uma linda floresta no meio da cidade de Zurique, mora o Samichlaus?
Então, depois de várias tentativas, ano passado conseguimos organizar direitinho o nosso tempo e levar nosso filho, junto com um amiguinho, para visitar o Samichlaus direto na sua casa. Já haviamos recebido a visita dele em nossa casa, na creche, no jardim de infância, mas apostei que ir visitá-lo direto em sua casa (Waldshüsli) seria uma grande aventura. E não é que foi!
Encontramos com nossos companheiros de aventura na estação principal de Zurique e de lá pegamos um tram lotado em direção a floresta onde encontraríamos a casa do Samichlaus.
Na nossa parada, inicialmente ficamos um pouco perdidos, até encontrarmos uma linda ponte que nos levaria até o início de nossa jornada. Seguimos por um caminho repleto de árvores dos mais variados tons alaranjados e folhas pelo chão (a época de neve ainda não havia começado, o que provavelmente teria deixado a jornada ainda mais linda).
A caminhada não dura mais que 20 minutos, quando já é possível avistar a multidão de crianças brincando em frente a uma casa. Opa, acho que encontramos o lugar!
Ali, em meio a floresta, estava a casinha do Samichlaus, e parada em frente a ela , seu fiel escudeiro Schmutzli, e já ia quase me esquecendo de seus burrinhos Benjamim e Trampeli também estavam por lá.
Depois de encararmos uma fila razoavelmente grande, fomos convidados a entrar e conhecer a adorável casa. Nos reunimos em volta da mesa e ali começou o momento mágico, não somente para as crianças, mas também para essa mãe aqui que vos escreve.
Ouvimos estórias e as crianças foram convidadas a falarem de seus desejos. Foi neste momento que pude vislumbrá-las timidamente recitando poemas e cantando músicas em homenagem ao bom Samichlaus. A crença, fé e a magia que essa época do ano nos traz é ímpar.
Quando saímos da casinha depois de receber amendoins do Schmutzli (sim minha gente ele é bom também) escutei do meu filho algo que encheu o meu coração de fé e alegria, ele me disse “mamãe, obrigado por me trazer para visitar o Samichlaus, esse é o verdadeiro mamãe”!
Sim, ele acredita que existe um bom velhinho de barba branca que propaga o bem vivendo na floresta. O que me deixou feliz, afinal essa aventura toda só tinha um propósito: Que a magia do Natal perdure anos em sua vida.
Logo depois da visita ao Samichlaus na Bahnhofstrasse, você pode visitá-lo também na sua casa. Essas visitas acontecem este ano entre os dias 30.11 à 08.12 das 10 às 16 horas. Pode ter certeza que o lugar estará cheio de crianças e pais aguardando na fila para entrar, conhecer a casa, escutar boas histórias e se encantar.
Como chegar
Uma dica para quem chega de transporte público é descer na Bucheggplatz, seguir pela passarela até o final, onde encontrará a sinalização: Zum Samichlaus. Depois é só seguir as placas, caso você esteja com carrinho de bebê, a melhor opção é seguir em direção ao Denner e de lá continuar no sentido da floresta.