Quando pensamos na Suíça, logo nos vem na cabeça aquelas paisagens lindas dos Alpes e dos lagos, mas a Suíça é repleta também de pequenas cidades e vilas pitorescas e encantadoras que nos fazem viajar no tempo, cheias de histórias para contar e uma arquitetura belíssima. E sabe o que é o melhor de tudo? Todas muito bem preservadas!
Recentemente, tive a oportunidade de conhecer Murten ou Morat. Sim, a cidade tem dois nomes, um em alemão e outro em francês, pois uma de suas peculiaridades é que ela está localizada bem na linha divisória entre as regiões linguísticas Suíça (alemão e francês), conhecida como Röstigraben, e por isso a cidade é bilíngue, mesmo com a população (cerca de 76%) falando alemão.
Onde fica e sua história
Murten está localizada às margens do lago de mesmo nome, e um dos três lagos da região conhecido como Seeland, no Cantão de Friburgo, onde a língua predominante é o francês, e está no caminho entre Berna e Lausane.
Há registros de que a cidade foi fundada por volta do ano 1170, pelo duque Berchthold, da casa de Zähringen, e em 1416, depois de um incêndio, a cidade foi reconstruída novamente, mas dessa vez em pedra, e a cidade nos moldes que vemos hoje foi construída principalmente durante os séculos 17 e 18.
É uma cidade bem conhecida pelos locais, tem uma atmosfera mediterrânea com a sua linda promenade e a cidade velha é bem compacta, com três longas ruas paralelas, cortadas por pequenos becos e cercada parcialmente (o acesso ao lago é aberto) por uma muralha medieval bem preservada.
Como chegar
De transporte público
Como moramos na região de Zurique, levamos em torno de 2h30 de trem, pegamos um trem até Berna e de lá pegamos o S5 até Murten. Preste bem atenção nessa conexão, os primeiros vagões do trem seguem viagem a Neuchâtel e os últimos vagões do trem seguem viagem a Murten, na cidade de Kerzers. A composição separa-se e cada uma segue viagem aos destinos mencionados, mas não se preocupe, mesmo que você entre no vagão errado, em Kerzers o trem fica um bom tempo parado e dá tempo de trocar de vagão, e eles anunciam.
Essa viagem de trem de Berna a Murten margeia uma região Suíça conhecida como Gross Moos (Grande Pântano). É a maior região de cultivo de legumes e vegetais da Suíça, é uma importante zona de produção agrícola e hortícola, o celeiro da Suíça.
Da estação de trem até o castelo e o jardim Lindensaal, são 5 minutos de caminhada pela Bahnhofstrasse. Dali, você já pode começar seu passeio, ou você pode optar por sair da estação de trem ao invés de virar à esquerda na rotatória e pegar a Bahnhofstrasse, e seguir em frente na Meylandstrasse por três quarteirões até a entrada da cidade pelo Berntor.
Para checar a sua conexão clique aqui.
De carro
Ao redor da cidade velha e do lago, você encontrará uma boa oferta de estacionamentos pagos. Para encontrar o estacionamento, clique aqui.
Seguem abaixo as distâncias de algumas cidades próximas:
Zurique – 148km – 1h40min
Berna – 31 km – 26min
Lausanne – 79km – 58min
Principais pontos turísticos e o que fazer por lá
A melhor maneira de conhecer um lugar é explorando e caminhando por suas ruas. Geralmente, as principais atrações da cidade estão próximas umas das outras, quando falamos de cidade pequena, e com Murten/Morat não foi diferente. Como mencionei acima, a cidade tem três ruas paralelas conectadas uma as outras e a sua linda promenade.
Por lá, você encontrará
- O Berntor (portão de Berna), a rua principal e suas arcadas.
O portão de Berna, nos moldes que vemos hoje, foi reconstruído na segunda metade do século 18 e é a porta de entrada para a cidade, fazendo parte de um dos lados da muralha que parcialmente cerca a cidade. Passando por ele, você estará na rua principal que, assim como Berna, tem arcadas onde se localizam os restaurantes e as lojas.
- Igreja francesa
Localizada na rua paralela à rua principal, no seu pequeno pátio, tem-se uma vista linda do lago e da região no entorno.
- A rua da prefeitura (Rathausgasse) e o seu prédio
Diferentemente da rua principal, não possui arcadas, mas tem restaurantes, hotéis e lojas, e o castelo está localizado no final da mesma. Dessa rua, as construções têm vista para o lago, e no portão ao lado do prédio da prefeitura você descerá umas escadas que te levarão ao lago. Mas a rua é conhecida por um fato trágico que aconteceu no verão de 1866, quando um circo fazia uma apresentação na cidade, um elefante fugiu e apavorou os cidadãos, ele foi morto com um tiro de canhão e desde então essa rua ficou conhecida como a faixa do elefante.
- Igreja alemã
Faz parte da muralha e foi construída em estilo gótico. Contornando a igreja, ao fundo você encontrará as escadas de acesso à muralha.
Escadas de
- As muralhas da cidade
Foram construídas em etapas e hoje, além de serem totalmente preservadas, são a principal atração da cidade. Caminhando por ela, você terá uma vista linda da cidade, descobrirá as várias chaminés enfeitando os seus telhados e lá estarão o lago e os Alpes. O acesso é feito pela igreja alemã ou pela Torliplatz. Como acessamos a muralha pela igreja, saímos na Torliplatz e caminhamos por trás das muralhas, onde se localizam diversos jardins comunitários e tivemos uma outra visão da mesma.
- Castelo
É onde hoje funciona a prefeitura do distrito do lago e também a polícia da cidade. Não chegamos a entrar no pátio, pois não sabíamos se era permitido. Mas de fora a visão é bem bonita.
- Lindensaal
Localizada ao lado do castelo, é uma praça com um mirante para o lago e bancos para você sentar e apreciar a vista. Ao lado dessa praça, está localizado o museu de Murten.
- Parquinhos para as crianças
No meio do caminho encontramos um parquinho próximo ao castelo antes de chegar no Lindensaal e um na promenade
- Lago
Com certeza no verão é onde as pessoas se encontram para aproveitar os dias longos, tem uma promenade lindissima, otima para um piquenique e passeios de barcos e uma linda Strandbad
Durante o ano, a cidade oferece uma gama de eventos aos seus visitantes e o mais conhecido para nós, moradores da Suíça, é o festival de luzes de Murten que acontece em janeiro. A cidade vira um espetáculo de luzes a céu aberto. Esse evento está na nossa listinha, quando eu for, voltarei aqui para contar para vocês.
Espero que gostem das dicas e, se forem visitar, voltem aqui para me contar!
Com carinho
Rita
Se você gosta de cidades históricas, pitorescas e charmosas como essa, não deixe de conhecer essas outras cidades na Suíça e Europa.